quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Estágio e as TIC na Formação de Professores

Ola pessoal!!!

No livro Estágio Docência (2017) das professoras Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima, tem um capítulo intitulado Estágio Supervisionado e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em Cursos de Licenciaturas, "[...] este capítulo instiga a refletir as transformações sociais que interferem na subjetividade dos sujeitos e, por consequência, em suas expectativas em relação ao papel da escola, a formação de professores é situada como um tempo e espaço de reflexão sobre os desafios postos ao desenvolvimento da profissão. O objetivo deste capítulo é discutir sobre o lugar das tecnologias digitais da informação e comunicação no Estágio supervisionado nos cursos de Licenciaturas". (Pimenta; Lima. 2017. p. 207-208).

(Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/1572199)


Após ler este capítulo respondam nos seus diários online, em linhas gerais, as seguintes questões:

- Qual a importância da utilização das TIC na Educação Superior?

- Como as interfaces digitais que vocês utilizaram durante as disciplinas Educação e as TIC (2018.2) e Estágio Supervisionado I, contribuíram para sua formação inicial no curso de Pedagogia?

- De que forma vocês sugerem que as TIC possam estar presentes na formação inicial de professores nas Instituições de Ensino Superior? 


Mãos a obra blogueirinhos!!! 👀


Referência: PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 8. ed. rev. atual e ampl. - São Paulo: Cortez, 2017.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Aula Interativa: Alfabetizarte

Olá Pessoal!!!

Tivemos uma aula interativa intitulada de Alfabetizarte: brincando com você, aprendendo a aprender. Com a Prof. Albene Mara Andrade Fonseca (Salvador-BA). A proposta foi utilizar a arte como forma de ensinar e aprender, criando conteúdos lúdicos.

 
A Prof. Albene tem mais de 30 anos de profissão docente e frisou bem a importância do brincar nas instituições escolares. Na Lei de Diretrizes de Base (LDB) de nº 9.394/96, o ensino da Arte é obrigatório na educação básica: "O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma promover o desenvolvimento cultural dos alunos". (art.26,§ 2º).


Foram várias propostas de como trabalhar a linguagem oral da criança, com uma mesa exposta recheada de recursos educacionais criados pela própria Prof. Albene Mara.


A aula foi muito criativa e interativa com a participação das turmas de Estágio Supervisionado I e III, a professora ensinou cânticos, contou histórias e trabalhou com corpo como forma de comunicação e expressão para desenvolver a motricidade da criança.

Então meus queridos, postem nos blogs de vocês como foi participar dessa aula interativa? Escrevam sobre as propostas trazidas pela professora e quais reflexões vocês fazem delas para sua formação inicial no Estágio I.

P.S. Postem fotos e usem a criatividade nas postagens. Mãos a obra blogueirinhos?!

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Estágio e Docência: diferentes concepções

Olá Pessoal!!!

Como foram as vistas nas escolas que vocês escolheram para estagiar?
Estamos curiosos para saber quais foram as primeiras impressões que vocês estiveram durante as visitas.  Então queremos que vocês respondam as questões abaixo em forma de texto no blogs de vocês. Mas antes de responderem as questões assistam o vídeo sobre estágio, da pedagoga Dani Roberto no seu canal Diário de Uma Pedagoga.



De acordo com o texto: Estágio docência: diferentes concepções das professoras Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima, que encontra-se no Sigaa, responda as seguintes questões:

- Qual a importância do Estágio na sua formação inicial de professores?

- Qual a relação da escola que vocês estão estagiando com as escolas que vocês estudaram? Nos contem as diferenças e as semelhanças entre elas.

- No texto as professoras falam a necessidade dos professores serem intelectuais críticos e reflexivos. Então escrevam com as suas palavras quais reflexões sobre a sua formação inicial como futuros pedagogos. 

P.S. Para ajudar responder sobre reflexão,vejam o que pesquisei sobre refletir: Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sem nenhum tipo de preconceitos e pré-conceitos. Refletir criticamente também é posicionar-se a partir de um conjunto de informações conquistados com a pesquisa. (Fonte:www.significados.com.br)

Então mãos a obra blogueirinhos!!!

sexta-feira, 3 de maio de 2019

A escola como espaço sócio-cultural

Olá pessoal!!!

Que tal nos contar como foi a vida de vocês como estudantes???
Basta responderem as questões abaixo em forma de texto nos blogs de vocês 😎
Já estamos curiosas para saber tudinho 👀
Então mãos a obra blogueirinhos ➔➔➔

Diante do texto "A Escola como espaço sócio-cultural" de Juarez Tarcísio Dayrell,  que encontra-se no Sigaa, responda as seguintes questões:
  • Conte como foi sua vida de estudante na Educação Básica?
  • Os professores que passaram na sua vida de estudante eram tradicionais (técnicos) ou contemporâneos (mediadores)?
  • Você teve algum professor como inspiração para ser um professor do futuro? Conte o que ele fez ou faz que motiva sua vida de estudante até hoje?
  • O que você pode fazer para ser igual ou melhor do que o professor que inspira?
  • Você acha que está sendo preparado para a sala de aula?
  • O que você acha que pode melhorar na sua formação inicial?
  • O texto relata uma observação em uma escola, nos conte o que você achou dessa observação?
  • Você seguiria esse modelo de observação? Se a resposta for sim ou não justifique-as.


segunda-feira, 29 de abril de 2019

Bem vindos a Estágio Supervisionado 1

Oi pessoal,

Estamos começando hoje nosso semestre de 2019.1 na Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho. Nesse semestre daremos continuidade as atividades em nosso blog abordando as Narrativas digitais produzidas na disciplina Estágio Supervisionado 1.
Que tenhamos um ótimo semestre com muita interatividade na turma, construção coletiva, ampliação de repertórios sócio-culturais e produção de novos saberes com muita alegria!!!



domingo, 28 de abril de 2019

Início do Semestre 2019.1

Olá queridos!!!

Estamos iniciando o semestre 2019.1 com a disciplina Estágio Supervisionado I, esperamos que seja mais um semestre muito produtivo para todos. Queremos informar que a mestranda Arlene encontra-se em mobilidade acadêmica no Rio Grande do Sul, mas depois do dia 16/05/2019 ela estará de volta para compartilhar com vocês como foi fazer Intercâmbio Nacional na região sul do Brasil. Logo abaixo tem um vídeo que ela enviou para vocês, contando um pouquinho como está sendo essa experiência de conhecer outra cultura, outra culinária e fazer novas amizades com vários pós-graduandos do Brasil e do mundo. Clique no vídeo 👇👇👇



Queremos lembrar que nesta disciplina daremos continuidade as postagens nos diários online (blogs), vamos juntos buscar um amadurecimento pessoal, intelectual e profissional. Em breve vocês serão pedagogos e agora é o momento para aprender ter autoria, autonomia e apropriar-se das culturas digitais. Desse modo refletir diariamente sobre a sua formação inicial é uma forma de  autoconhecer e também de motivar seus pares para que juntos possam continuar acreditando que: 

Educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo.
(PAULO FREIRE)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

A cidade como espaço de aprendizagens

Hoje tivemos um dia fantástico, pois tivemos a oportunidade de vivenciar a teoriapraticateoria em movimento pela cidade. Nos deslocamos da cidade de Itabaiana, onde está localizado o Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, para Aracaju capital do Estado de Sergipe. Nossa primeira parada foi no Oceanário de Aracaju onde visitamos as tartarugas marinhas do Projeto Tamar. Foi um momento muito rico, de grande aprendizagem sobre esta espécie animal e sobre o ecossistema marinho.


Em seguida fomos para o Centro de Aracaju onde exploramos a Rua do Turista que funciona no prédio onde em 1874 abrigava a Escola Normal e que posteriormente em 1923 passou a ser Instituto Educacional Rui Barbosa. Atualmente, nesse mesmo prédio também funciona o Museu do Artesanato de Sergipe.




A tarde visitamos o Museu da Gente Sergipana que foi inaugurado em 2011 e que apresenta mostras da cultura e diversidade de Sergipe com exposições permanentes e temporárias.



















Este Museu articula cultura e tecnologia possibilitando grande interação dos visitantes com as TIC para conhecer a história, a arte e a cultura sergipana.








Com certeza as atividades de hoje foram ricas para toda a turma, pois tivemos a oportunidade de experienciar formas outras de aprender que no cotidiano da sala de aula não temos como vivenciar.


Cordel produzido por Jane Kelly e Jéssica no Museu da Gente Sergipana

Quero pedir a todos e todas que fizeram parte desta experiencia que não deixem de compartilhar suas aprendizagens no Instagram da turma @educacaotec  e em posts nos blogs individuais de cada um. Coloquem fotos, vídeos, links e comentem também nos blogs dos colegas.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Programa e Mobilidade Acadêmica para o Canadá



O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que vai dar 400 bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março.

O ELAP é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. O programa de mobilidade acadêmica no Canadá é como uma graduação/pós sanduíche: estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e retorna pra terminar seus estudos aqui no Brasil.

Para candidatos à mobilidade em cursos de pós-graduação, se não houver o acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a instituição canadense na qual ele quer estudar, será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

As bolsas variam de 7.200 dólares para o período de 4 meses até 9.700 dólares para o período de 6 meses.

Mais informações em: https://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

LANÇAMENTO DE LIVRO


Banca de Defesa de Tese


terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Orientações para Seleção e Avaliação de Conteúdos e Recursos Digitais

CIEB (Centro para a Inovação da Educação Brasileira) lançou a publicação “Orientações para Seleção e Avaliação de Conteúdos e Recursos Digitais”, um novo volume de sua série de notas técnicas, para falar sobre o tema diretamente com quem está na ponta do processo. Trata-se de um documento preparado pela instituição para contribuir com o debate público sobre inovação na educação.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Repositórios de Recursos Educacionais

Lista de sites disponíveis para consulta sobre Recursos Educacionais

Esta lista contém links para alguns repositórios digitais de materiais educativos, principalmente direcionados à educação básica, que estão sendo levantados pela equipe da pesquisa "Mapeamento REA". 


terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Licença Creative Commons (REA)


Afinal o que é Creative Commons?


Creative Commons que é uma organização sem fins lucrativos, que permite licença de direitos autorais livres, portanto, “as licenças de direitos autorais podem ser utilizadas para promover e encorajar o compartilhamento e o reuso de materiais educativos”. (EDUCAÇÃO ABERTA, 2011. p.23). 



Este caderno foi feito com foco no professor do ensino básico, mas pode ajudar qualquer pessoa que queria uma introdução a Recursos Educacionais Abertos. Ao longo do caderno, nos baseamos nas nossas experiências com escolas públicas e particulares, particularmente com professores que trabalham com as condições do ensino básico público urbano. 


Referências:

EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: <http://educacaoaberta.org/cadernorea> acesso em janeiro 2019.

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. (Orgs.).  Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura digital, 2012. Disponível em <http://www.rea.net.br/site/conceito/> acesso em maio de 2017.