PROGRAMA DE DISCIPLINA
|
|||
DEPARTAMENTO
(OU NÚCLEO): DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
|
|||
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO
|
CÓDIGO:
EDUI0093
|
||
CARGA
HORÁRIA: 60h/a
|
TEÓRICA:
60
|
CRÉDITOS:
04
|
PEL:
3.01.0
|
PRÁTICA:
0
|
|||
PRÉ-REQUISITO:
Não tem
|
CÓDIGO:
|
||
CURSO:
Licenciatura em Pedagogia
Profa.
Dra. Simone Lucena
|
|||
EMENTA
Linguagens e
processos pedagógicos de domínio das TIC. Tecnologias e educação: interfaces,
estudos, pesquisas experiências.
|
|||
OBJETIVOS
Geral
Ø
Compreender as linguagens, interfaces e processos
pedagógicos que utilizam as tecnologias da informação e comunicação na
educação (TIC).
Específicos
Ø Analisar
criticamente o uso das tecnologias da informação e comunicação na sociedade
contemporânea mais especificamente no campo educacional;
Ø Conhecer as
possibilidades das múltiplas linguagens e interfaces na educação;
Ø Produzir e publicar
Recursos Educacionais Abertos (REA).
|
|||
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
UNIDADE 1 – EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES
Sociedade
da informação, do conhecimento e aprendente;
Tecnologia
Educacional e cibercultura;
Tecnologias
como instrumento e como fundamento na educação;
Diários
online na Educação;
Linguagens
e interfaces da cibercultura.
UNIDADE 2 – RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Recursos
Educacionais Abertos (REA): conceito e elaboração;
Licenças livres – Creative Commons ;
O desenho didático
na elaboração de projetos pedagógicos com tecnologias.
|
|||
METODOLOGIA
A
disciplina será realizada por meio
de aulas expositivas e atividades individuais e em grupos, utilizando
diversificados materiais e dinâmicas. Serão desenvolvidas leituras,
discussão, produção de narrativas no diário online e realização de
seminários.
|
|||
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma
individual considerando a participação nos debates realizados em sala de aula
e as narrativas no diário online. Também será feita avaliação coletiva por
meio das produções realizadas em grupos e apresentadas em forma de
seminários.
|
|||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas.
In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no
século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Edunesp, 1997.
LUCENA, Simone. Educação e TV digital: situação e perspectiva. Maceió: UFAL,
2012.
LUCENA, Simone (org.). Cultura digital, jogos eletrônicos e educação. Salvador: EDUFBA,
2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19496
PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e
multimídia. São Paulo: Papirus, 1996. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15033
SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO,
Nelson De Luca. Recursos Educacionais
Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EDUFBA,
2012. Disponível em: http://www.livrorea.net.br/livro/home.html
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Lynn. Game
Over Jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura. 2005.
AMARAL, A. L. Um olhar sobre os projetos de trabalho.
Salto para o futuro; um olhar sobre a escola.
Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação,
SEED, 2000.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola Aprendente: para
além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005
BELLONI, Maria Luiza. O que é
mídia-educação. Campinas, SP; Autores Associados, 2001.
CASTELLS. M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LÉVY, Pierry. Cibercultura. São Paulo: Ed.
34, 2001.
LINHARES, Ronaldo N.; LUCENA, Simone;
Versutti, Andrea. As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do
século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
|
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
Programa da Disciplina: Educação e TIC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário