segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Programa da Disciplina: Educação e TIC


PROGRAMA DE DISCIPLINA

DEPARTAMENTO (OU NÚCLEO): DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CÓDIGO: EDUI0093

CARGA HORÁRIA: 60h/a
TEÓRICA: 60

CRÉDITOS: 04

PEL: 3.01.0
PRÁTICA: 0
PRÉ-REQUISITO: Não tem
CÓDIGO:
CURSO: Licenciatura em Pedagogia
Profa. Dra. Simone Lucena
EMENTA
Linguagens e processos pedagógicos de domínio das TIC. Tecnologias e educação: interfaces, estudos, pesquisas experiências.

OBJETIVOS

Geral
Ø Compreender as linguagens, interfaces e processos pedagógicos que utilizam as tecnologias da informação e comunicação na educação (TIC).

Específicos
Ø Analisar criticamente o uso das tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea mais especificamente no campo educacional;
Ø Conhecer as possibilidades das múltiplas linguagens e interfaces na educação;
Ø Produzir e publicar Recursos Educacionais Abertos (REA).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


UNIDADE 1 – EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES
Sociedade da informação, do conhecimento e aprendente;
Tecnologia Educacional e cibercultura;
Tecnologias como instrumento e como fundamento na educação;
Diários online na Educação;
Linguagens e interfaces da cibercultura.

UNIDADE 2 – RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Recursos Educacionais Abertos (REA): conceito e elaboração;
Licenças livres – Creative Commons ;
O desenho didático na elaboração de projetos pedagógicos com tecnologias.

METODOLOGIA

A disciplina será realizada por meio de aulas expositivas e atividades individuais e em grupos, utilizando diversificados materiais e dinâmicas. Serão desenvolvidas leituras, discussão, produção de narrativas no diário online e realização de seminários.



AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma individual considerando a participação nos debates realizados em sala de aula e as narrativas no diário online. Também será feita avaliação coletiva por meio das produções realizadas em grupos e apresentadas em forma de seminários.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Edunesp, 1997.
LUCENA, Simone. Educação e TV digital: situação e perspectiva. Maceió: UFAL, 2012.
LUCENA, Simone (org.). Cultura digital, jogos eletrônicos e educação. Salvador: EDUFBA, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19496
PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. São Paulo: Papirus, 1996. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15033
SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Luca. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: http://www.livrorea.net.br/livro/home.html

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Lynn. Game Over Jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura. 2005.
AMARAL, A. L. Um olhar sobre os projetos de trabalho. Salto para o futuro; um olhar sobre a escola.  Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2000.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola Aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP; Autores Associados, 2001.
CASTELLS. M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LÉVY, Pierry. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2001.
LINHARES, Ronaldo N.; LUCENA, Simone; Versutti, Andrea. As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2012.



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